Sunday, September 26, 2010

Um problema sobre vetores

Eis aqui um problema que causou muitos problemas para várias pessoas lá no curso de Engenharia.

Eu encontrei o exercício abaixo em um livro ("Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial" de Paulo Boulos e Ivan Camargo), e após ver a resolução dele, constatando que de difícil não tem nada, eu cheguei à conclusão de que a explicação da professora é que não foi lá das melhores.

O problema é o seguinte:




Eu sei, o visual está horrível, mas tudo isso porque eu ainda não sei como digitar um par de letras com uma set em cima aqui nesta caixa de texto do Blogger. Eu cheguei a tentar utilizar o Equation do Microsoft Word, mas não tive sucesso em trazer pra cá, ele não reconhece o formato, mesmo se eu trabalhar na visualização web do Word.

Pois bem, as resoluções acima não são nada complexas, e a terceira, que o livro deixou para os leitores resolverem, eu o fiz no caderno e foi a mais fácil de ser encontrada.

Espero que a resolução deste problema aqui possa ser de utilidade a alguém mais.

Abraços!

Nota extra: o notório e desanimador a quantidade de tempo que às vezes gastamos com formatação de textos em editores, sejam aplicativos no próprio computador ou na web

No comments:

Post a Comment