Neste programa, o usuário escolhe um ponto no espaço R3 e mais um eixo de referência, para que seja calculado o ponto simétrico ao escolhido, em relação ao eixo de referência também escolhido.
Obs: o programa foi compilado na plataforma Mac com o Xcode. Para compilar em Windows, a chamada para o comando do sistema operacional
system("clear");
deve ser trocado por
system("cls");
para limpar a tela do console
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#include "stdio.h"
#include "stdlib.h"
int main (int argc, const char * argv[]) {
system("clear");
printf("**********************************************************************************************************\n");
printf("Este programa determina o ponto simétrico a um ponto escolhido no espaço R3, dado um plano como referência\n\n");
float x, y, z = 0;
printf("Entre com a coordenada X de seu ponto: "); scanf("%f", &x);
printf("\nEntre com a coordenada Y de seu ponto: "); scanf("%f", &y);
printf("\nEntre com a coordenada Z de seu ponto: "); scanf("%f", &z);
printf("\nO seu ponto escolhido foi: (%2.2f,%2.2f,%2.2f)\n\n", x, y, z);
int op;
printf("1) x0z\n");
printf("2) y0z\n");
printf("3) x0y\n");
printf("\nQual o seu plano de referência: "); scanf("%d", &op);
switch (op) {
case 1:
printf("\nO ponto simétrico ao (%2.2f,%2.2f,%2.2f) é o (%2.2f,%2.2f,%2.2f)\n", x, y, z, x, -y, z);
break;
case 2:
printf("\nO ponto simétrico ao (%2.2f,%2.2f,%2.2f) é o (%2.2f,%2.2f,%2.2f)\n", x, y, z, -x, y, z);
break;
case 3:
printf("\nO ponto simétrico ao (%2.2f,%2.2f,%2.2f) é o (%2.2f,%2.2f,%2.2f)\n", x, y, z, x, y, -z);
break;
default:
{
printf("\n\n****************************************************");
printf("\nVocê precisa inserir um dos números válidos acima!!!\n\n");
}
}
printf("\n");
return 0;
}
Sunday, November 28, 2010
Linguagem C: Determinação do Ponto Simétrico no Espaço R3
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