Monday, May 24, 2010

Letras não é apenas para professores

Você gosta de leitura? Tem facilidade com o aprendizado de idiomas estrangeiros? Adora literatura? Então Letras é o curso indicado para o seu futuro. O profissional pode ser professor de português e línguas, além de trabalhar com pesquisa, tradução e revisão.

Temos no Brasil, segundo o Censo 2008 do MEC, 165.641 estudantes desse curso, espalhados por 1.147 instituições de ensino. Na maioria das universidades, além do português, o aluno escolhe outro idioma de especialização, como inglês, espanhol ou os clássicos, latim e grego. A opção normalmente é feita no momento do vestibular, mas algumas instituições permitem a escolha a partir do primeiro semestre.

Brunna de Lucca iniciou a faculdade em agosto do último ano. “Preferi inglês por ser muito utilizado mundialmente. Assim, aumentei minhas chances de conseguir entrar no mercado de trabalho”, explica.

E realmente isso aconteceu. Brunna está estagiando em uma escola de idiomas e vê a atividade como uma grande chance. “Tenho contato com pessoas mais experientes com as quais consigo aprender muito. Fico muito feliz em me realizar profissionalmente tão cedo!”, comemora.

Para quem decidiu pelo curso, disciplina é fundamental. O bacharel deve estudar sempre para manter o domínio do idioma. Mais requisitos para a profissão? Facilidade de comunicação oral e escrita, raciocínio abstrato, capacidade de argumentação e reflexão e habilidade para transmitir idéias.

Leitura é um dos pontos principais para se dar bem em Letras. E também prepare-se para escrever muito a graduação. O objetivo dessas atividades é aprofundar seus conhecimentos e aumentar sua bagagem cultural, pois na faculdade, você terá uma ampla formação em literatura. Além de conteúdo teórico, há aulas práticas em laboratórios de línguas e produção de textos.

E se você pensa em só ficar estudando gramática durante quatro anos, está enganado. O currículo dá ênfase ao estudo da origem e transformações do idioma escolhido. Nos primeiros semestres, o foco são matérias como literatura literária, semântica e fonologia, português, literatura e cultura brasileira. Depois você terá aulas de análise literária, produção de textos, tradução e pesquisa.

Para atuar como professor, o estudante deve procurar a licenciatura em Letras ou complementar o bacharelado com disciplinas pedagógicas. Algumas instituições oferecem Secretariado Executivo e Linguística como habilitação desse curso.

O mercado de trabalho para esse profissional tem aumentado. O maior número de oportunidades está na educação, como professor. Outro campo em expansão são as ONGs, sindicatos e associações de classe que trabalham com projetos de alfabetização. Pode-se também seguir carreira acadêmica desenvolvendo pesquisas, estudos, análises e teses.

Elaboração, revisão e correção de textos em editoras ou veículos de comunicação é outra possibilidade. Você ainda pode trabalhar como tradutor ou intérprete. E um novo campo de atuação é o de planejamento de eventos, feiras de livros e palestras em centros culturais.

A última pesquisa de bolsa-auxílio realizada pelo Nube em 2009, revela a média de bolsa-auxílio para estagiários de Letras: R$ 627,78. Segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube, o importante é se identificar com a área escolhida. “Fazer estágio ajuda o estudante a conhecer mais a profissão e se preparar para o mercado de trabalho”, afirma.

Gostou do curso? Comece agora mesmo a ler e escrever bastante. Já passou no vestibular? Então verifique as vagas de estágio disponíveis no site do Nube e inicie sua carreira. Boa sorte!

==================================================================================

Fonte: http://www.nube.com.br/portal/imprensa/noticia?id_noticias=2216

No comments:

Post a Comment